domingo, 25 de março de 2012

ESCOLAS AGRÍCOLAS SÃO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO


A GAZETA 27 – 11 – 1992

O ensino somente pode ser completo se ele for integral. Esta é a opinião do agricultor e vice-presidente do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (MEPES), João Batista Martins, quando fala da Escola Família Agrícola (EFA) que “EDUCA PARA A VIDA, PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE”.

O sistema da EFA funciona basicamente assentado sobre a alternância, o plano de estudo e o caderno de realidade. O jovem fica um período na escola e igual período de dias em saca, “DESTA FORMA ELE NÃO PERDE CONTATO COM A SUA REALIDADE E SUA FAMÍLIA. EXISTE UM INTERCÂMBIO DIRETO ESCOLA-FAMILIA-ESCOLA”, afirma João Batista Martins.

Cada EFA tem um conselho dirigente formado por pais de alunos, que administram todo sistema. Mas existe também o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado. Para Martins a ação da EFA vai além da educação, “PORQUE NÓS TEMOS VÁRIAS EFAS, CRECHES E UM HOSPITAL EM ANCHIETA. A NOSSA EDUCAÇAO FAZ COM QUE O JOVEM TRAGA PARA A EFA AS INFORMAÇÕES SOBRE A SUA FAMÍLIA, COMO ELA VIVE, SUA HISTÓRIA, SUA PERSPECTIVA E O QUE PENSA DA REALIDADE. NA EFA TODO ESTE VOLUME DE INFORMAÇÃO TEM UMA COLOCAÇÃO EM COMUM E INDIVIDUAL, QUE É CONFRONTADA COM AS DOS COLEGAS. ASSIM, O JOVEM VAI INTEGRANDO A SUA FAMÍLIA COM A EFA E ESTÁ COM A SUA FAMÍLIA, BEM COMO COM A COMUNIDADE.’’

O padre Humberto Pietrogrande que trouxe a idéia da EFA lembra que “DESDE O INÍCIO NÃO PENSAVA DE FORMA ALGUMA TRANSPLANTAR UMA ESCOLA, UM MODELO DE EDUCAÇÃO. HOJE VEMOS O QUANTO ANDAMOS, QUANDO OLHO PARA O ESPÍRITO SANTO COM SUAS EFAS E VEJO AINDA O FATO DE QUE EM MUITOS ESTADOS, VEJO COMO VEM CRESCENDO MUITO, JÁ SÃO MAIS DE 80 EFAS NO BRASIL, SENDO QUE SOMENTE A FRANÇA POSSUI MAIS EFAS, NA FAIXA DE 500.

Finalizando Pietrogrande fala que o reconhecimento da Conferencia Nacional do Bispos do Brasil (CNBB) de que a EFA ajuda os menores do campo ‘’É UM FATO QUE FATO QUE NOS ANIMA A PROSSEGUIR, BEM COMO TODO MOVIMENTO.’’

TEXTO 13 DO LIVRO – MEPES 25 ANOS. CONVERSA FRANCA, AMIZADE LONGA. O NOSSO TESTEMUNHO E A NOSSA ESPERANÇA. Ronald Mansur, Eliane Stauffer de Andrade Mansur, Augusto de Andrade Mansur, Vinícius de Andrade Mansur e Helena de Andrade Mansur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário