segunda-feira, 19 de março de 2012

E 0 AGRICULTOR? MEPES 20 ANOS COM O HOMEM E A COMUNIDADE RURAL DO ESPIRITO SANTO.



E o agricultor?
Abandonado totalmente, sem recursos, sem orientação, isolado, desprezado, ludibriado, enganado por todos aqueles que exploravam o seu trabalho, porque necessitados do quanto ele produzia, usando da ignorância e da sua honestidade para se enriquecer cada vez mais.
As palavras acima descrevem o quadro rural do Espírito Santo no final do ano de 1963 até o início de 1969, visto pelo hoje padre Humberto Pietrogrande, um italiano que foi ordenado no Rio Grande do Sul. Vindo da região do Veneto, de onde também veio a quase totalidade dos italianos para o Espírito Santo. Pietrogrande saiu da constatação de uma realidade para uma atitude prática: fez tremular a bandeira de uma escola rural diferente, estava fundado no dia 26 de abril de 1968 o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo(MEPES).
Hoje o Mepes complega 20 anos, uma caminhada dura, cheia de dificuldades, mas vitoriosa. Mesmo mantendo um Hospital, 11 Creches, um Centro de Formação de Monitores, 11 Escolas de primeiro grau e duas de segundo grau, o Mepes é ainda pouco conhecido da população em geral.
Basicamente o aluno do Mepes alterna períodos na escola e períodos na sua casa, constituindo num elo escola-família. Desta forma temos a alternância, que é o pilar da educação, da formação do estudante e o próprio sangue do sistema Mepes. A educação neste caso é viva e está em constante movimento e evolução. A escola não isola e nem anula o estudante, ela o faz crescer e a sua família. Numa visão mais ampla a comunidade também é envolvida.
A alternância é na prática uma inter-relação perfeita, onde a família e a escola se contrapõem e se interligam na busca do autoconhecimento. Na medida que a escola e a família estabelecem uma via de comunicação, com mão e contra mão, elas crescem juntas, estamos nesta fase entrando na escola da vida real.
Hoje o Mepes está presente em Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul, Rio Bananal, Jaguaré, São Gabriel da Palha, Boa Esperança, Montanha, Nova Venécia e Pinheiros. Quando a presença do Mepes se efetiva em uma determinada região, podemos ter certeza de que ali está a vontade da comunidade, porque todo processo é debatido e decidido pela e com a comunidade. O Mepes materializado é a vontade coletiva de uma comunidade.
A idéia da Escola Família começou no Brasil aqui no Espírito Santo (mas tem origem na Franca) e atualmente está presente em vários Estados da Federação. Quando o padre Humberto veio para o Espírito Santo de debatia nas comunidades e com as autoridades a sua idéia de implantar a escola família, na Região do Veneto em Pádova, um grupo de seus amigos criava a Associação dos Amigos do Estado do Espírito Santo (AES). Nascia então um elo da corrente, que mais tarde seria acompanhado da criação do Mepes e de uma série de entidades em outros Estados. A corrente que se criou nunca foi para aprisionar, mas para libertar e dar dignidade ao homem do campo.
O Mepes dá um exemplo fantástico de intercâmbio, na medida que a AES na Itália deu cobertura a viagens de estudos a muitos brasileiros, bem como a presença em território capixaba de voluntários italianos e até mesmo recursos financeiros. Foi este nosso Brasil e este pequeno Espírito Santo que acolheu os italianos que para aqui vieram no final do século passado. Hoje tivemos a recompensa e o reconhecimento dos que lá ficaram, porque a AES sempre esteve presente na vida do Mepes. O relacionamento sempre foi o da fraternidade.
Nestes 20 anos o Espírito Santo deve muito ao Mepes e aos seus servidores. Foram centenas de pessoas que passaram pelas escolas do Mepes, são centenas de jovens rurais que lá estão hoje e certamente no futuro muitas outras centenas serão beneficiadas. Não devemos nos esquecer que um aluno representa, na realidade, uma família e até mesmo uma comunidade.
A caminhada vitoriosa do Mepes teve a ajuda de órgãos federais, estadual e das municipalidades. Mas foi a determinação e a força comunitária o pilar central. O Mepes há pouco publicou um documento ‘’Relendo nossa Caminhada’’, onde logo no início dá o tom do seu trabalho. A educação há de mostrar ao homem que a sua vocação é:
Responsabilizar-se e não interessar-se.
Trabalhar e não anular a vida.
Libertar e não explorar os outros.
Crescer e não apodrecer na inércia.
Inquietar-se e não acomodar-se.
Caminhar juntos e não competir.
Participar e não só comparecer.
Hoje muitos e muitos querem conhecer o Mepes. A curiosidade se dá pelo sistema da alternância e pelos resultados obtidos nestes poucos anos de vida. A nossa expectativa é de que o querer conhecer seja acompanhado do querer viver com o Mepes e viver o Mepes
Nota, este texto é o de número 6 do livro MEPES 25 ANOS. CONVERSA FRANCA, AMIZADE LONGA. O NOSSO TESTEMUNHO E A NOSSA ESPERANÇA. Ronald Mansur, Eliane Stauffer de Andrade Mansur, Augusto de Andrade Mansur, Vinícius de Andrade Mansur e Helena de Andrade Mansur

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