quinta-feira, 29 de março de 2012

COMPANHEIROS


COMPANHEIROS
19-10-1993
O Mepes está neste ano completando 25 anos de funcionamento e de um grande serviço prestado ao meio rural do nosso Estado. É comum conhecermos um egresso do Mepes no nosso interior. Se olharmos nos municípios onde a ação da educação conscientizadora do Mepes se fez presente, vamos ver as diferenças.
Nestes 25 anos de ação efetiva e direta no campo, sabemos dos resultados, inclusive já detectados pelo ISER(Instituto de Estudos da Religião). Neste tempo o Mepes mudou a vida de muita gente, sempre para melhor. Neste tempo o Mepes ajudou na organização de muitas associações, sindicatos e mesmo na organização da vida de muitas famílias. Muita coisa foi feita e muito trabalho foi realizado por toda estrutura do Mepes.
Dentro deste contexto a gente percebe que as dificuldades continuam quando se fala no relacionamento com o Poder Público, estadual, municipal e federal. Naturalmente que em determinados períodos a situação melhora, mas via de regra, a dificuldade tem sido uma constante e presente no dia a dia.
Dentro do quadro traçado acima, hoje vemos como foi sábia a decisão de não se ampliar a estrutura do Mepes indefinidamente. A decisão de se apoiar as iniciativa, dando a elas apoio e nunca fazer a estrutura do Mepes crescer continuamente, foi boa e hoje a gente imagina o grau de dificuldade que estaríamos.
Em casa, eu e Eliane temos conversado muito sobre as constantes vindas do pessoal da direção do Mepes, batendo de porta em porta das autoridades e geralmente ganhando a certeza de que na próxima semana vamos ter de voltar nesta sala novamente. Ampliando nosso questionamento em busca de uma solução, outro dia conversei com o pastor Sigmund Berg, da EFA de Garrafão, Santa Maria de Jetibá. Conversando ele falou da possibilidade de ser criar uma entidade envolvendo as EFAs Mepes e as EFAs que estão surgindo. Achei genial a posição de Sigmund e ele me sugeriu conversar esta possibilidade. resolvi então passar esta idéia para o papel. Que na procura de uma solução dialogássemos mais.
Fica então uma sugestão:
NESTE ANO QUE O MEPES ESTÁ FAZENDO 25 ANOS, NÃO SERIA O TEMPO IDEAL DE AMPLIARMOS AS NOSSAS CONVERSAS NO SENTIDO E NO OBJETIVO DE UMA MAIOR AÇÇAO ORGANIZADA DE TODOS QUE ESTAMOS NO MESMO BARC0?
MEPES: 25 ANOS DE LUTA NA EDUCAÇÃO, NA SAÚDE E NA AÇÃO COMUNITÁRIA. COMO VAMOS ENCARAR O FUTURO?
Nota- texto número do livro MEPES 25 ANOS. CONVERSA FRANCA, AMIZADE LONGA. O NOSSO TESTEMUNHO E A NOSSA ESPERANÇA, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário