segunda-feira, 26 de março de 2012

Canto, dança e idioma italiano é no Circulo Trentino de Santa Teresa




Entidade é a guardiã das tradiçoes dos imigrantes e realiza a Festa do Imigrante Italiano que este ano vai de 22 de junho até 01 de julho e encerra o projeto Ano da Itália no Brasil

Grupo de dança italiana durante o desfile cultural da Carretela del Vin do ano passado
Fabricio Ribeiro
Assessoria PMST

Com informações de Bruno Lyra

Quer aprender cantos, danças e o idioma que os imigrantes italianos trouxeram para a Doce Terra dos Colibris? Então o seu lugar é Círculo Trentino, entidade criada em 1988 com objetivo de preservar e fortalecer a cultura e as tradições italianas em  Santa Teresa, que é a primeira cidade brasileira formada por italianos.

O Círculo mantém um coral que ensaia toda quarta às 19hs na sede da entidade, localizada na rua Jerônimo Vervloet, no centro. “A participação é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada. Basta comparecer aos ensaios”, informou o ativista e professor de italiano do Círculo, Tiago Roldi.

Também seguem abertas as inscrições aos interessados em compor o grupo de danças italianas, que assim como o coral se apresenta em datas importantes da cidade. A participação também é gratuita.

Conforme o presidente do Circolo, Fernando Pretti, uma novidade é que um novo coral está sendo criado com crianças dentro do programa social Naij Os Colibris.

Curso de italiano
E não é só, tem ainda as aulas de italiano, que acontecem todas as terças das 19h às 21h30 no polo UAB,localizado na rua na Jerônimo Vervloet, no Centro. Segundo Tiago a anuidade é de R$ 390, podendo ser dividida em até seis vezes.

“O curso já esta em andamento e ainda é possível se inscrever e existe ainda a possibilidade de abrir uma segunda turma. Quem quiser pode assistir uma aula para poder conhecer”, convidou o professor.

Festa do Imigrante, Carretela e Ano da Itália no Brasil
Além de todas essas frentes, o Circolo Trentino também é o realizador da Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa, que é uma das maiores festas do Estado. No ano passado  mais de 60 mil pessoas lotaram a cidade somente no desfile cultural, a Carretela Del Vin. 

A Festa deste ano já está sendo preparada e vai acontecer entre 22 de junho e 01 de julho. No dia 30 de junho terá a Carretela del Vin, que foi o evento nacional escolhido para o encerramento do projeto Ano da Itália no Brasil.

O Circulo Trentino, que conta com a parceria da Prefeitura Municipal em várias frentes, também é o responsável pela Casa Lambert, que é um museu da imigração italiana.

Mais informações no telefone 3259-1844

Um comentário:

  1. nao ten enformaçao de cidadania italiana para que serve fala dança ler escreve se se as autoridade italiana nao tem o compromiso fixado en dezenbro de 2005 com milhares de filhos de trento sendo umilhados sen nenhuma resposta sobre prosseço de cidadania uma vergonha para comunidade que se dis italiana

    ResponderExcluir