segunda-feira, 26 de março de 2012

ARGENTINA 2


15-10-1990
A realidade social, política e econômica de toda América exige hoje que atuemos de forma efetiva nas grandes questões. Hoje não mais podemos nos omitir diante dos desafios que a cada dia são crescentes massacrantes.
Com alegria podemos dizer que temos nas mãos a ferramenta e o instrumento para uma ação concreta: temos a alternância, que é verdadeiramente a trilha certa para o homem do campo.
A alternância é importante, mas ela não pode ficar isolada entre a escola e a família. Se faz necessário que enfrentemos os desafios do mundo moderno, discutindo e questionando as técnicas que falam ser moderna. Temos de saber a quem elas servem. Temos de saber para quem elas servem. Temos de questionar no fato de que o campo está perdendo milhões de irmãos nossos.  Temos de questionar a expulsão das famílias para as favelas.
O meio rural não pode continuar a produzir milhões de miseráveis que vão para as cidades. O meio rural tem de produzir alimentos sadios e vida saudável. Falamos sempre que a bandeira da alternância é de gente lutadora.
Gente simples,
Gente d personalidade,
Gente de fibra
E de gente de raça.
Gente que unida dá sempre mostras do quanto
Se é possível construir:
Quando se tem fé,
Quando se tem competência,
Quando se tem coragem
E quando se tem esperança

No Mepes a alternância está a serviço do homem do campo e contra as forças escravizadoras do homem e de sua família. À dominação social, política e econômica diremos sempre não.
Por tudo isto é que registramos que na caminhadas do Mepes teve a doação de vidas. Foram muitas pessoas que em trabalho anônimo nunca mediram esforços, nunca mediram se era dia ou se era noite.
Por tudo isto queremos registrar o nome de Verino Sossai e também o de Valdizio José Barbosa, que ergueram Escolas Famílias Agrícolas, mas que por força da ganância do latifúndio capitalista, foram apiados da caminhada da vida, foram assassinados.
É por tudo isto é que no Mepes dizemos sempre que queremos um renovar de:
ENCONTRAR-SE PARA CONHECER-SE.
CONHECER-SE PARA CAMINHAR JUNTOS.
CAMINHAR JUNTOS PARA CRESCER.
CRESCER PARA AMAR MAIS.

NOTA – Este texto foi lido num seminário na Argentina, na cidade de Reconquista, Departamento de Santa Fé. Faz parte do livro Mepes 25 anos.  Conversa franca, amizade longa. O nosso testemunho e a nossa esperança. Texto número 18

Nenhum comentário:

Postar um comentário