sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

OUTRAS VITRINES - ONDE COMPRAR LIVROS DE AUTORES CAPIXABAS


Outras vitrines
A GAZETA
Marcelo Pereira 
mvitoria@redegazeta.com.br

Não é mais estranho ir ao supermercado e voltar com um livro de Milson Henriques em meio à sacola de compras. Ou, depois de uma passada numa locadora de DVD, ir para a casa com um lançamento do cinema e uma obra de José Tatagiba a tiracolo. Livros de escritores do Espírito Santo são difíceis de se achar nas tradicionais redes de livrarias. A saída, para muitos autores, é distribuir pessoalmente ou buscar locais alternativos.

Entre os espaços que comercializam produções literárias locais estão supermercados, cafeterias, locadoras de vídeo e restaurantes. "É uma forma de agregar cultura ao serviço tradicional do estabelecimento. Além disso, também é uma maneira simpática de dizermos que apoiamos a cultura local", sintetiza o gerente Ianderson Marchiori, do supermercado Hortifruti, na Praia da Costa, em Vila Velha. Lá, há uma estante com obras de autores locais. Está presente no dia a dia do supermercado há dois anos e só tem arrancado elogios dos frequentadores. "Principalmente os turistas, que dizem ter dificuldade em encontrar livros do Espírito Santo", atesta Marchiori.

A ideia original de instalar uma banca de literatura em meio a frutas, verduras e hortaliças foi do jornalista Ronald Mansur, que ficava incomodado com a situação dos escritores daqui. "Em uma ocasião, o historiador e escritor Gabriel Bittencourt me disse que para ter um livro do Espírito Santo você deveria ir à noite de autógrafos. Do contrário, nunca mais você teria o livro, já que não é vantajoso ao autor local arcar com a política de comissões das grandes redes de livrarias", explica. Então, ele sugeriu que se criasse pontos de encontros para autores em locais alternativos. Um supermercado seria a experiência primordial. E ela deu certo.

Livros e DVDs
Da mesma maneira pensa a artista plástica Mônica Boiteux, entusiasta por literatura local e responsável pelo site Morro do Moreno (www.morrodomoreno.com.br.). "Além de ser uma vitrine para os lançamentos de discos e livros do Espírito Santo, o site mantém duas estantes: uma no restaurante Comida Light e outra na locadora de DVD Companhia do Vídeo, ambos em Vila Velha. A literatura local sai ganhando porque ela fica mais destacada nesses lugares do que em livrarias tradicionais", argumenta.

Mônica já sabe de cor as queixas dos escritores locais ao tentarem colocar seus livros nas estantes das grandes redes. "Ou é a comissão da livraria sobre o preço do exemplar ou é a demora em decidir se o livro em questão vai poder fazer parte da estante de vendas da loja. Algumas têm sede em outros Estados e não têm autonomia para decidir de imediato", explica. Assim, além das vendas no comércio eletrônico, o mundo real também tem as prateleiras do Morro do Moreno.

O proprietário da Companhia do Vídeo, Guilherme Neto, diz que a experiência de abrigar livros do Espírito Santo em meio a filmes é recente, e teve início há um mês. Mas já é um pontapé inicial para a ampliação de um espaço cultural na sua loja, na Praia da Costa. "Acredito que o público que frequenta veja a estante como uma alternativa a mais", considera.

Na locadora Cinema On Line, na Praia do Suá, em Vitória, o espaço para livros começou como sugestão de alguns clientes. "Foi mais uma forma da gente agregar cultura. Já tínhamos colocado um café, depois um cyber e partimos para a locação e venda de livros por ideia de gente que gosta de literatura, que curte ler", comenta a socioproprietária Nadja Souza. Ela observa que a valorização da literatura capixaba passa pelo incentivo à leitura em geral. "Infelizmente, leitura não é hábito do brasileiro. Se ele não vai à biblioteca, pode ser que em outros lugares onde circule com mais frequência ele venha a se sentir curioso por um livro", argumenta.

Hora do almoço
Até depois de almoçar, as pessoas já podem sair com um livro capixaba. Em Cariacica, há mais de cinco anos, Gilson Soares, proprietário do Restaurante Pitanga (especializado em comida natural), investe nesse nicho. Ele mantém uma estante com CDs e títulos locais. "O artista local deve se acostumar a esses canais alternativos porque, muitas vezes, o seu público também está lá", afirma.

Outro ponto que deve aquecer o mercado local é a Cult Café e Livros, que fica dentro do supermercado Extraplus, na Praia da Costa. O administrador do espaço, Guilherme Coutinho, diz que os pontos de venda diferenciados são sempre bem-vindos para escritores locais: "É mais visível para o escritor".

Onde encontrar
Site Morro do Moreno. O site www.morrodomoreno.com.br promove venda de literatura capixaba e de música do Espírito Santo. Além disso, mantém duas estantes com as obras no mundo real. Confira os lugares:

Restaurante Self Service Comida Light, Rua Antônio Ataíde, Centro, Vila Velha. (27) 3031-7193.

Companhia do Vídeo, Rua Diógenes Malacarne, 110, loja B, Praia Da Costa, Vila Velha. (27) 3389-0037.

Hortifruti Praia da Costa. Conserva uma estante com livros de autores do Espírito Santo. Rua Henrique Moscoso 333, Praia da Costa, Vila Velha. (27) 3421-1977.

Locadora Cinema On Line. Numa parceria com a rede de livrarias Logos também conta com um estante de lançamentos em geral, incluindo obras do Espírito Santo. Av. Leitão da Silva, 260, Praia do Suá, Vitória. (27) 3324-0463.

Restaurante Pitanga. O restaurante de comida natural apoia a cultura local com um espaço dedicado aos escritores e músicos. Rua Francisco Alves, 9, Campo Grande, Cariacica. (27) 3226-0046.

Cult Café e Livros. A cafeteria funciona no mezanino do Extraplus Praia da Costa, em Vila Velha. Além de manter uma estante com obras de autores capixabas, abrirá espaço para lançamentos literários e exposições de artes plásticas. Av. Champagnat, 120, Praia da Costa, Vila Velha. (27) 3139-9350.

Nenhum comentário:

Postar um comentário