terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

MDA anuncia medidas para fortalecer agricultura familiar no Espírito Santo



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) anunciou, nesta terça-feira (28), ações que visam beneficiar os mais de 60 mil agricultores familiares do Espírito Santo. Em cerimônia realizada na Praça do Papa, em Vitória, o ministro Afonso Florence entregou retroescavadeiras a prefeituras de 31 municípios – a maioria deles fortemente atingidos pelas chuvas de janeiro.
A entrega das máquinas faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2. O ministro também lançou a Rede Brasil Rural no estado. A plataforma virtual vai organizar a cadeia produtiva do setor e promover a comercialização dos produtos da agricultura familiar.
Florence ressaltou a importância de se fortalecer a agricultura familiar capixaba. "Oitenta e dois por cento das unidades rurais do estado são de agricultores familiares, que ocupam 34% do total da área rural, e são responsáveis por 45 % do PIB (Produto Interno Bruto) agropecuário, empregando 67% da mão de obra do campo. As máquinas permitirão que as prefeituras façam melhorias nas estradas vicinais, o que beneficiará diretamente o escoamento da produção da agricultura familiar”, disse.
Ao falar sobre a Rede Brasil Rural, o ministro fez um apelo aos prefeitos presentes para que comprem produtos da agricultura familiar para as escolas, segundo prevê o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "Vamos comprar, além dos 30% previstos no programa, 31%, depois 35%. Vamos comprar 100% da merenda escolar na agricultura familiar. Dessa forma, garantimos uma alimentação saudável para os nossos jovens e garantimos um círculo virtuoso para a economia local, o dinheiro que o agricultor familiar recebe da prefeitura fica no município", explicou.
fonte - MDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário