sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

IMIGRAÇÃO POMERANA VIRA LIVRO



Quando a História é escrita por gente que faz parte ativa dela e também a conhece na intimidade, temos o melhor caminho para uma boa leitura. Assim está acontecendo agora com a publicação do livro: Imigrante- no século do isolamento, tese de pós-doutorado de Ivan Seibel, médico capixaba, mas residente em Venacio Aires, Rio Grande do Sul.
Eu que tive o privilégio e delegação de ler e até mesmo fazer correções no trabalho de Ivan Seibel, quando ainda estava sendo gestado, agora o tenho em formato de livro com 560 páginas. Uma maravilha, que apenas li, emocionou-me, mas nunca teria a ousadia colocar ou cortar uma palavra sequer.     
Foi aqui neste espaço que escrevi o texto Privilégio, onde relatei o meu sentimento e a minha alegria em ter tido acesso a preciosas e valiosas informações sobre a História da Imigração dos Pomeranos. Mesmo não sendo um deles, me senti como um deles.
O trabalho de Ivan tem dez grandes tópicos: Um estudo sobre a imigração no Espírito Santo. A formação da etnia pomerana, os primeiros anos da imigração no Espírito Santo 1856-1880. A expansão da imigração no Espírito Santo 1880-1930. Imigração no Espírito Sant e formação e uma consciência teuto-capixaba 1930-1940. Os reflexos de uma grande guerra 1940-1950. Hábitos e costumes nas colônias teuto-capixabbas 1950-1960. A urbanização das colônias teuto-capixabas 1960-1970. Discussão dos resultados. Conclusões e perspectivas futuras.
Mas quem é Ivan Seibel? Muitos devem estar neste dilema. Explico. Ivan Seibel ainda jovem, com 10 anos, foi para o Rio Grande do Sul, levado pela Igreja Luterana que tinha um programa educacional para os jovens. Lá estudou e formou-se em Medicina. A distância geográfica não foi capaz de provocar um curto circuito na sua raiz pomerana por origem e capixaba por destino. À distância certamente o fez curtir com maior intensidade os laços sagrados da sua família como um todo. A separação geográfica e física foram os fermentos que faz crescer.  No ano de 2007 deu o primeiro passo na literatura ao escrever o livro Imigrante, às duras penas. Um mergulho na história de sua família.   
Para os interessados em conhecer a realidade das colônias pomeranas do Espírito Santo, o livro de Ivan é muito além de um prato cheio, é um banquete completo. Uma viagem no tempo e na memória de nossa História. Deste maravilhoso trabalho de Ivan Seibel, um passeio na História e nas lembranças dos pomeranos capixabas, repasso em dois parágrafos.
-Já no final da década de 1970 a cultura pomerana é “redescoberta” e passa a ser veiculada, pelos diferentes meios de divulgação disponíveis. Aos poucos o próprio pomerano começa a valorizar aquilo de que até pouco tempo atrás tinha vergonha de mostrar. Este resgate da sua língua, da sua música e das suas danças deram um novo impulso à valorização da sua gente. Enfim, o pomerânio passou a sentir orgulho daquilo que faz, que produz e que pode apresentar.
-Por fim, a imigração pomerana no estado do Espírito Santo foi um empreendimento com características muito próprias e representa uma importante fase do extenso processo de imigração européia no Brasil.
Aos interessados me coloco como interlocutor com Ivan Seibel. O contato poderá ser feito no endereço abaixo. Que tenhamos outros Ivans, pomeranos ou não. Valeu o belo e vigoroso registro de nossa História, como nos brindou Ivan Seibel, um capixaba pomerano ou um pomerano capaixaba, nos dá um orgulho e uma imensa alegria. Obrigado Ivan, volte sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário