segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ESPIRITO SANTO VAI AJUDAR HAITI


Incaper vai participar de projeto para recuperação da cafeicultura no Haiti - 27/2/2012
 

Membros da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) visitaram nesta sexta-feira (24) a sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O objetivo do encontro foi conhecer as tecnologias aplicadas ao cultivo do café e da fruticultura no Espírito Santo para ajudar na produção do Haiti.

A consultora de Cooperação, Ushi Arakaki, e o representante da Jica no Brasil, Ishiguro Ryo, foram recebidos pelo diretor técnico do Incaper, Aureliano Nogueira, e pelos extensionistas e pesquisadores do Instituto: José Aires Ventura, David dos Santos Martins, Romário Gava Ferrão, Adelaide da Costa, José Carlos Grobério, Márcio Adonis, Luiz Carlos Prezotti.

Na ocasião, os representantes da Jica apresentaram um acordo para um projeto bilateral de cooperação técnica. Nele a Jica e o Incaper se juntam para ajudar a recuperação da produção de café no Haiti. “Vimos aqui que o Instituto tem a tecnologia que estamos procurando para apoiar os produtores a recuperar a produção de café nesse país. Em um primeiro momento, o projeto vai atender ao município de Beaumont, no departamento de Grand'Anse, e poderá servir de exemplo para o resto os outros departamentos do país”, apontou Ushi Arakaki.

“Em um primeiro momento precisamos enviar uma missão ao Haiti, somente então poderemos elaborar um plano de trabalho que atenda essa demanda da cafeicultura no país. Nele vamos poder adaptar as tecnologias utilizadas nas lavouras de café brasileiras, visando aumento na produção e a sustentabilidade no seu processo”, explicou o coordenador do programa de cafeicultura do Incaper, Romário Ferrão.

Durante a visita, o diretor técnico Aureliano Nogueira apresentou um panorama dos programas desenvolvidos pelo Incaper, além das tecnologias geradas desde o ano 2000 até as realizações em 2011. “Será uma ótima oportunidade estreitarmos os laços entre as duas instituições. O Incaper é um órgão muito forte que atua em todo o Espírito Santo, e temos satisfação de termos bons profissionais trabalhando para o Instituto”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário