segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

MERENDA ESCOLAR ESTADUAL

O Governo do Estado deu um passo importante no apoio real e concreto a agricultura familiar estadual, ao começar a comprar alimentos para a merenda escolar deste grupo. Temos de colocar ainda que a qualidade das refeições vai melhorar, porque vão usar produtos que estão perto das escolas.
FRUTAS – abacate, banana da terra, banana prata, goiaba, melancia, mexerica e morango.
SEMI-PROCESSADOS – canjiquinha, farinha de mandioca, fubá, leite em pó, pó de café, polpa de abacaxi, polpa de acerola e polpa de goiaba.
HORTIGRANJEIROS – abóbora, abobrinha, aipim, alface, batata, beterraba, brócolis, cenoura, couve, feijão, inhame, pepino, repolho híbrido, tomate e vagem.

Inicialmente estão sendo contemplados estudantes da rede pública estadual de 56 municípios (Afonso Claudio, Águia Branca, Água Doce do Norte, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Barra de São Francisco, Baixo Guandu, Boa Esperança, Brejetuba, Cariacica, Castelo,Colatina, Conceiçã0 da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Fundão, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibiraçu, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Marilandia, Montanha, Mucurici, Nova Venecia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo,Rio Bananal, Santa Leopoldina, Santa Maria do Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha,São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Sooretama, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Pavão, Vila Valério, Vila Velha e Vitória).

Estão fora: Alegre, Apiaca, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Divino São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçui, Ibatiba, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jeronimo Monteiro, Mimoso do Sul, Marataizes, Muqui, Muniz Freire, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São Jose do Calçado, Vargem Alta. A informação da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Educação é de que num próximo momento todos municípios serão incluídos.

REMUNERAÇÃO
Abaixo os valores que vão remunerar os produtores
DO VALOR DOS GENEROS ALIMENTÍCIOS A SEREM ADQUIRIDOS
DESCRIÇÃO DO ITEM UN. VALOR UNIT. (R$)
Abacate Kg 2,33
Abóbora Kg 1,21
Abobrinha Kg 1,33
Aipim Kg 1,50
Alface Kg 3,98
Banana da Terra Kg 1,64
Banana Prata Kg 1,72
Batata Kg 1,47
Beterraba Kg 1,39
Brócolis Kg 4,07
Canjiquinha Kg 2,26
Cenoura Kg 1,41
Chuchu Kg 0,76
Couve Kg 2,74
Farinha de Mandioca Kg 3,18
Feijão Kg 3,07
Fubá Kg 1,87
Goiaba Kg 2,19
Inhame Kg 2,41
Leite em Pó Kg 14,90
Melancia Kg 1,01
Mexirica Kg 2,52
Morango Kg 7,52
Peixe Kg 19,30
Pepino Kg 1,04
Pó de Café Kg 9,58
Polpa de Abacaxi Kg 8,02
Polpa de Acerola Kg 8,02
Polpa de Goiaba Kg 8,02
Repolho híbrido Kg 0,58
Tomate Kg 1,55
Vagem Kg 2,50

Na tomada de preço temos de fazer uma observação. No item do pó de café exige-se que ele seja 100% arábica, o que discrimina o conilon, nós somos os maiores produtores do Brasil e ele é o maior bem econômico e social do Estado.

A expectativa é de que nas próximas compras seja ampliada a lista de aquisições, passando a incluir laranja, mamão, ovos, arroz e manga.

Que o primeiro passo seja seguido de ações no sentido de uma ampliação das listagem das compras e que leve sempre em conta a sazonalidade da produção. A merenda escolar é um agente de mudança na vida de muitas famílias, as que vendem e as que terão seus filhos e filhas beneficiados. Governar é proteger e orientar os que trabalham e os que são necessitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário