domingo, 15 de janeiro de 2012

LEITE – LATÕES – 4


A Cooperativa Selita começou a implantar um sistema de recolhimento de leite que aposenta os tradicionais latões. O leite passa a ser recolhido em caminhão isotérmico.
Marcamos uma reportagem, mas a Selita desistiu, alegando que a oposição a Diretoria poderia explorar o fato dizendo que o novo esquema iria eliminar os pequenos produtores.
Fiquei sabendo que a Cooperativa de Alfredo Chaves (CLAC) estava implantando um sistema idêntico. Mudamos a rota. Em Alfredo Chaves descubro que o sistema começara a ser montado há três anos.
O produtor que acordava às 4 horas da madrugada passou a acordar às 6 horas. Um pouco de descanso para quem luta todos os dias do ano. A qualidade do leite melhorou e os custos da Cooperativa diminuíram.
Com 25 anos de cobertura do setor rural, andando pelo interior toda semana, tendo ainda acompanhado os 12 anos da Cooperativa dos Bananicultores e um relacionamento de mais de 20 anos com a Escola Família Agrícola (EFA) local, não sabia que a CLAC iniciara há três anos a coleta de leite resfriado.
Imagino a situação do homem do campo que vive isolado nos grotões deste interior. Isso faz crescer a nossa responsabilidade como jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário