sábado, 26 de novembro de 2011

COOABRIEL, UM MILHÃO DE SACAS



Quando este texto estiver publicado, a Cooabriel (Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel da Palha) já deverá ter ultrapassado a movimentação de 800 mil sacas de café conilon neste ano. A meta é chegar ao dia 31 de dezembro com um volume de um milhão de sacas. Um objetivo que atingido vai marcar definitivamente a Cooabriel como uma cooperativa que incorpora valores, não somente para os seus associados, mas para toda cadeia econômica do café. 
A Cooabriel é uma cooperativa que reúne hoje mais de três mil associados e tem 58 anos de plena atividade. Ela é referencia mundial em café conilon. Falou em cooperativa de café conilon, esteja você onde estiver, se no seu entorno estiver alguém com o mínimo de informação do setor café,o nome que virá será Cooabriel. Ela sempre foi o porto seguro nos momentos de crise na cafeicultura. As crises no setor café são sempre constantes e costumam retirar da produção e do mercado, produtores e comerciantes de café. Mas a Coabriel atravessa anos e mostra o valor do associativismo real.
 Diariamente a Cooabriel mostra ao mercado de café que o conilon possui qualidades que agrega valor no momento do seu processamento industrial, mas que é preciso remunerar o cafeicultor.  Ela é referencia na produção de mudas de qualidade para os seus associados, mudas que vão gerar a possibilidade de movimentar um milhão de sacas neste ano. No ano de 1983, no dia 13 de setembro, o cafeicultor Mario Bragatto, de São Gabriel da Palha, durante uma assembléia geral registrou para a história da Cooperativa:
Querem saber o valor desta a cooperativa? Acabem com ela.

  Certamente era um momento de crise, quando muitos pensam em abandonar a organização e desistir. A colocação de Mario Bragatto ficou para Historia da Cooabriel, onde as pessoas se encontram e se unem em defesa do bem comum. Quero homenagear a Cooabriel, seus associados e servidores, citando todos seus presidentes: Padre José Simonato, Gustavo Milbratz, Archangelo Lorenzoni, Aurélio Bastianello, Wanderlino Medeiros Bastos, Dario Martinelli, Jose Colombi Filho e Antonio Joaquim de Souza Neto.

 

Quando a noticia da meta de um milhão de sacas chegar, vou ficar contente e me alegrar com a alegria do pessoal da Cooabriel. Mas se puder saber com antecedência o dia que o lote de um milhão de sacas estiver sendo contabilizado, gostaria de estar em São Gabriel da Palha no armazém da Cooabriel. Este é o Espirito Santo real.

ronaldmansur@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário